segunda-feira, 1 de março de 2010
PANDA MEI LAN É EMBAIXADORA MUNDIAL DA HORA DO PLANETA 2010
Às 20h30 de sábado, 27 de março, cerca de 1 bilhão de pessoas em todos os continentes irão desligar as luzes durante 60 minutos - a Hora do Planeta – na maior mobilização mundial contra o aquecimento global.
O lançamento da Hora do Planeta 2010 ocorreu em Chengdu, a primeira cidade da China a assumir o compromisso com o evento. Chengdu é também a cidade natal da ursa panda Mei Lan. Símbolo da Rede WWF, os pandas gigantes habitam a região há mais de 8 milhões de anos.
A população de Chengdu se une aos cidadãos de mais de 70 países de todo o mundo, incluindo o Brasil, que já aderiram ao "apagar as luzes". Entre eles estão também quatro países de quatro continentes diferentes, que participam pela primeira vez da Hora do Planeta - Paraguai, Mongólia, Madagascar e a República Tcheca.
A Hora do Planeta continua a ganhar ímpeto à medida que as pessoas, em todo o mundo, decidem assumir a responsabilidade de mostrar que é possível enfrentar a ameaça do aquecimento global por meio de uma ação coletiva. Diariamente, novos países, cidades e localidades se inscrevem para participar dessa ação.
"A Hora do Planeta 2010 constitui a evidência de que a comunidade mundial quer adotar hábitos e um estilo de vida de baixo carbono, demonstrando sua liderança para que, por sua vez, os nossos líderes mundiais tratem a questão do aquecimento global com a responsabilidade necessária", declarou o diretor-executivo e co-fundador da Hora do Planeta, Andy Ridley.
O diretor geral da Rede WWF, Jim Leape, disse que o fato de a cidade de Chengdu ‒ que integra a economia que mais cresce no mundo ‒ dar o exemplo e oferecer os serviços de Mei Lan para esse cargo de tanto prestígio constitui uma homenagem à Hora do Planeta.
"Chengdu é o ponto central desse chamamento mundial a um acordo sobre o clima, durante o lançamento da Hora do Planeta 2010," disse Leape.
Brasil também irá apagar suas luzes
Pelo segundo ano consecutivo, o WWF-Brasil promove a Hora do Planeta no País. Em 2009, milhares de brasileiros apagaram as suas luzes e mostraram sua preocupação com o aquecimento global. No total, 113 cidades brasileiras, incluindo 13 capitais, participaram da Hora do Planeta no ano passado. Ícones como o Cristo Redentor, a Ponte Estaiada, o Congresso Nacional e o Teatro Amazonas ficaram no escuro por sessenta minutos.
A mobilização para a Hora do Planeta 2010 já começou. O site www.horadoplaneta.org.br será a plataforma onde cidadãos, empresas e organizações brasileiras poderão deixar seu comentário e obter mais informações sobre o movimento. O WWF-Brasil também já está em contato com as principais capitais e cidades brasileiras para a realização da Hora do Planeta 2010.
“A Hora do Planeta é um movimento de todos nós. Ela une cidades, empresas e indivíduos para demonstrar às lideranças mundiais ‒ e, principalmente, para mostrar uns aos outros ‒ que queremos uma solução contra o aquecimento global. É uma oportunidade única para nós, brasileiros, de nos unirmos com a comunidade global em uma única voz para deter as mudanças climáticas”, explicou a secretária-geral do WWF-Brasil, Denise Hamú.
A História
Desde sua primeira edição em março de 2007, a Hora do Planeta não parou de crescer. O que era um evento em uma única cidade, Sidney, na Austrália, tornou-se uma ação que varreu o mundo, envolvendo centenas de milhões de pessoas em mais de 4.100 cidades em 88 países. A Hora do Planeta 2009 foi o maior ato voluntário que o mundo já conheceu. Alguns dos mais conhecidos monumentos mundiais, como as pirâmides do Egito, a Torre Eiffel em Paris, a Acrópole de Atenas e até mesmo as luzes de Las Vegas ficaram no escuro durante sessenta minutos.
Mei Lan agora integra o prestigiado grupo de personalidades que já desempenharam a função de Embaixador da Hora do Planeta - entre elas o Reverendo Desmond Tutu, os membros da banda Coldplay e a atriz Cate Blanchett. Seus fãs podem acompanhar seu papel de embaixadora nos sites www.twitter.com/earthour e www.earthhour.org.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário