terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

CONHEÇAM-SE A SI MESMOS! ENTÃO CONHECERÃO TODAS AS COISAS



“Eu não sou o corpo, eu não sou a mente; eu não
sou o intelecto, etc.”. Na mesma lógica, é preciso manter sempre um estado de perfeita equanimidade, não afetado pela dor ou pelo prazer, afirmando, “essas dores e dificuldades, tal como a felicidade e o prazer, não são minhas; eu estou além dessas dualidades”.

“É o meu corpo”, significa, “eu sou diferente do meu corpo”. Quando vocês se consideram como separados do seu corpo, por que deveriam sentir a dor do corpo se estão fora dele? A situação, entretanto, é que são incapazes de suportar a dor causada ao corpo. Portanto, vocês permanecem no nível do ser humano, somente. São incapazes de sair dessa ilusão do apego ao corpo. Enquanto permanecerem apegados ao corpo, esses sofrimentos e dificuldades, bem como a dor, os perseguirão. Todas essas coisas são feitas por vocês mesmos.

Suponhamos que fiquem com raiva. De onde vem essa raiva? Vem unicamente de vocês mesmos. Da mesma forma, o ciúme é uma qualidade que se manifesta a partir da sua mente. Assim, cada uma dessas más qualidades é o resultado dos seus próprios pensamentos. Portanto, se forem ao menos capazes de controlar adequadamente os seus pensamentos, vocês serão capazes de alcançar tudo na vida.)

A mente, o intelecto e chitta (a mente subconsciente) são os reflexos de Atma.

A mente não temestabilidade. Ela é o repositório dos pensamentos e dos desejos. Manayeva manushyanam karanambaudha mokshyah (a mente é a causa fundamental da servidão ou da libertação). Portanto, é precisomanter a mente sob controle adequado, colocando certo limite nos desejos.

Tanto o corpo quanto a mente estão sujeitos constantemente a modificações. Entretanto, existe uma entidade interna que é imutável, que é o Atma. Ele não tem forma, mas tem nome: Atma. O Eu Interno e o Atma têm o mesmo significado.

O Atma também é chamado de Aham. É preciso não se confundir, nesse contexto, de que Aham sejaAhamkara (o ego), o qual se identifica com o corpo. Deus não tem nome nem forma e Ele é sempredesignado como Brahman.4 Se Deus revelasse a Sua verdadeira natureza, Ele diria, Aham Brahmas diria, Aham Brahmasmi (Eu sou Brahma). O mesmo Brahma Tattwa (Princípio de Brahma) permeia todos os seres como Atma Tattwa(Princípio do Atma).

Atma, o Ser Interno, o Eu – são nomes diferentes dados ao mesmo princípio do Atma.
A identificação com o corpo físico é feita pelo indivíduo, daí resultando em Ahamkara (ego).

É por isso queJesus aconselhou superar o pequeno eu (ego), para se vir a ser o próprio Deus


O seu próprio Ser Interno (Atma) dirige todas as suas atividades do interior. Esse Ser Interno não nascenem morre, tal como Brahman não tem nascimento nem morte. Ele é eterno, verdadeiro e imutável.

Devemos nos ligar a esse princípio permanente, e não aos objetos efêmeros que se modificam.


Se alguém lhes perguntar quem vocês são, devem estar aptos a responder “eu sou Deus”, com toda a fé econfiança de que dispõem. O Atma Swarupa (natureza essencial) em todos os seres humanos é único e o mesmo. É eterno e imutável.

“O corpo é como uma bolha de água. A mente é como um macaco louco”. Se vocês seguirem esse macacolouco, terão dificuldades. Por outro lado, se acreditarem no corpo, não saberão quando este corpo, que écomo uma bolha de água, irá romper-se. Nada é permanente. Somente o Atma (o Ser Interno) é eterno e imortal. Isto é Deus.


“Eu”, “Ser Interno”, “Deus” são nomes diferentes pelos quais designamos a Divindade. O Atma que échamado de Ser Interno, EU, assume diferentes nomes e formas.

Deus encarnou como Rama, Krishna, etc. Rama enfrentou diversas dificuldades e demonstrou grandesideais. Krishna demonstrou vários lilas (Jogos Divinos) e atraiu muitas pessoas. Finalmente, Ele deixou seu envoltório mortal. Os corpos físicos dos Avatares sofrem modificações, mas o Divino Atma em seus corpos
permanece o mesmo. O Atma é onipresente.

Entretanto, com o objetivo de atingir Atma Jnana (Sabedoria do Atma), as suas resoluções devem ser puras. Vocês devem meditar, constantemente, no Divino Atma.



“O corpo é como uma bolha de água. A mente é como um macaco louco”. Se vocês seguirem esse macaco louco, terão dificuldades. Por outro lado, se acreditarem no corpo, não saberão quando este corpo, que é como uma bolha de água, irá romper-se. Nada é permanente. Somente o Atma (o Ser Interno) é eterno e
imortal. Isto é Deus.

“Eu”, “Ser Interno”, “Deus” são nomes diferentes pelos quais designamos a Divindade. O Atma que é chamado de Ser Interno, EU, assume diferentes nomes e formas. Deus encarnou como Rama, Krishna, etc. Rama enfrentou diversas dificuldades e demonstrou grandes ideais. Krishna demonstrou vários lilas (Jogos Divinos) e atraiu muitas pessoas. Finalmente, Ele deixou seu envoltório mortal. Os corpos físicos dos Avatares sofrem modificações, mas o Divino Atma em seus corpos
permanece o mesmo. O Atma é onipresente.

Entretanto, com o objetivo de atingir Atma Jnana (Sabedoria do Atma), as suas resoluções devem ser puras. Vocês devem meditar, constantemente, no Divino Atma.

Os seus pensamentos e ações podem mudar os métodos de seu japa (repetição de mantras), tapa (austeridade) e yoga (prática espiritual), mas a Divindade não sofrerá qualquer modificação. Essa é a razão pela qual a Divindade tem sido descrita como nirgunam, niranjanam, sanathana niketanam, nitya, shuddhabuddha, mukta, nirmala swarupinam.


As pessoas rezam, “Ó Deus! Conceda-me o seu Divino Darshan6”. Mesmo que Ele lhes conceda a Sua visão Divina, ela é só momentânea. Ela vem e vai como um lampejo. De fato, Deus está todo imanente em seu próprio coração. Ele ouve todas as suas preces.

Mesmo quando o seu corpo físico cessa de existir, o Atma permanece. Esse Átma (o Ser Interno) é eterno. Ele assume formas diferentes. Nós testemunhamos vários objetos neste universo, como as estrelas, a lua,etc. Apesar de parecerem estáticos, eles também sofrem mudanças. Unicamente a Divindade, que está na
base de tudo isso, permanece imutável e eterna.

Deve-se sempre manter a pureza. Na verdade, este país de Bharat7 granjeou grande renome e fama pela pureza e caráter.

Como Eu já mencionei antes, vocês dizem que este é o “meu corpo” (naa dahamu). Aqui “naa” se refere ao Eu em télugo. Mas em sânscrito, “naa” quer dizer “não”. Portanto, significa “eu não sou o corpo”. Assim, há muitos significados para cada expressão.


Como Eu já mencionei antes, vocês dizem que este é o “meu corpo” (naa dahamu). Aqui “naa” se refere ao Eu em télugo. Mas em sânscrito, “naa” quer dizer “não”. Portanto, significa “eu não sou o corpo”. Assim, há muitos significados para cada expressão.

Externamente, podemos mostrar várias qualidades, mas os pensamentos internos ou valores são apenas cinco: Sathya (Verdade), Dharma (Retidão), Santhi (Paz), Prema (Amor) e Ahimsa (Não-Violência). Essas são qualidades inatas, não impostas de fora. Não podem ser adquiridas em alguma loja. Elas são profundamente arraigadas ao âmago da nossa personalidade. O nosso dever é manifestar essas qualidades e refleti-las em nossa vida diária. Isso é “Educare”. Por outro lado, educação significa adquirir conhecimento relativo ao mundo físico e secular.

O amor é outra qualidade inata nos seres humanos. Deve ser demonstrado e partilhado com todos. Onde há amor, não pode haver ódio. O amor se transforma em não-violência. Uma pessoa plena de amor não admite qualquer tipo de violência. Quando não existe amor, as pessoas prejudicam umas às outras.

Da Verdade emerge a retidão. Quando essas duas qualidades andam juntas, o resultado é a paz. A paz se manifesta como comportamento calmo e sereno. Uma pessoa nessa condição diz: “eu sou pacífica”. Algumas pessoas quando indagadas sobre o propósito de seu sadhana respondem: “para alcançar a paz mental". Mas onde está a paz? Há somente "paz" no mundo interno.


Não é suficiente amar-se a si mesmo. Vocês devem amar os seus vizinhos também. Precisam desenvolver o sentimento de que todos lhes pertencem e que o mesmo Átma reside como habitante interno em todos.

Por exemplo, há só uma lua no céu. A mesma lua é refletida em mil potes. Vocês verão a lua refletida em cada um dos potes separadamente. Vocês podem dizer que há mil luas? Não! Da mesma maneira, não há sóis, separadamente, em diferentes países, como na Índia, Estados Unidos e Japão. Apenas um sol ilumina
o mundo inteiro.

Da mesma forma, apenas um Deus reside como habitante interno em todas as pessoas. Cada uma O adora do seu jeito, usando um nome e forma particular para a Divindade.

Na verdade, vocês buscam por si mesmos no mundo externo? Não! A sua verdadeira natureza só se encontra em vocês mesmos. Vocês são somente vocês. Da mesma forma é fútil procurar por Deus, perguntando, “Onde posso encontrar Deus?” Deus é onipresente. Sarvatah Panipadam tat sarvathkshi sirimukam, sarvatah Sruthimalloke sarvamavruthya tishthati. Com mãos, pés, olhos, boca e orelhas, permeando tudo, Ele permeia todo o universo. Portanto, não tem sentido perguntar “Onde está Deus?”.


Tentem, em primeiro lugar, conhecer a si mesmos. Depois, conhecerão todas as coisas. Infelizmente, hoje em dia, as pessoas estão tentando saber sobre todas as coisas do mundo externo, sem antes conhecerem a si mesmas. Nenhum propósito será útil através desse tipo de exercício. “Conheça-se a si mesmo! Então conhecerá todas as coisas!”

Lembrem-se, “Eu sou a encarnação do Divino Atma, o Átma é imanente em mim”.

Já que você é um indivíduo, você diz, “meu”... Mas Deus não está limitado a um nome ou forma particular. Ele é o princípio do Eu que permeia tudo. Vários nomes e formas Lhe são atribuídos, mas Ele é somente um e o mesmo! Ekam sath viprah bahudha vadanthi (a Verdade é uma, mas os sábios a designam de formas diferentes). As expressões diferentes como “Eu”, “Eu sou Deus”, “Eu sou Brahma”, “Eu sou Vishnu”, etc. se referem a um único Deus.

Infelizmente, hoje em dia, as pessoas estão “fracionando” o “Divino”. Vocês devem considerar a Divindade como uma unidade. Não façam diferença entre as pessoas dizendo, esse homem é meu irmão, essa pessoa é meu genro, etc. Todos são somente irmãos. Quando considerarem todas as pessoas como seus irmãos, onde ficará o sentimento de diferença entre os indivíduos? A espiritualidade ensina exatamente esse sentimento de unidade entre os seres humanos.


A mente é muito instável. Ela sempre é afetada por impulsos. Como então poderão controlar uma mente tão instável? Não é possível. A mente só pode ser controlada por um meio: pela constante contemplação em Deus.

Vocês realmente são Deus! Não pensem que Deus está em algum lugar distante. Vocês mesmos são Deus. Desenvolvam essa confiança. Entretanto, quando se considerarem como Deus, deverão desenvolver qualidades divinas. Só então terão o direito de se considerarem como Deus.

Desenvolvam em si a qualidade do amor e dividam-na com todos. Assim, todas as pessoas podem unificarse. Todas são um, ajam da mesma forma com todos. Nenhum ser humano pode viver sem amor. Só é possível viver com amor. Portanto, desenvolvam uma natureza amorosa. Quando voltarem para casa, fechem os seus olhos e contemplem em Deus. Estejam certos de encontrá-lo em seu próprio coração.
Quando abrirem os olhos para o mundo externo, vocês verão tudo e todos.

Instalem a forma de Deus em seu coração e a contemplem incessantemente.

Jamais mudem essa forma por nenhuma razão. Estejam certos de compreender Deus. Não é necessário procurá-Lo em outro lugar. Se desejarem ver Swami, coloquem a forma de Swami no altar dos seus corações. Vocês certamente poderão ver Swami ali. Se desenvolverem um sentimento de unidade com Ele, tudo se tornará positivo para vocês. Isso é o que deve ser compreendido hoje.


Os festivais vêm e vão. Domingo, segunda-feira, terça-feira – os dias se seguem. O sábado precede o domingo. Mas Deus jamais mudará. Ele é eterno. Compreendam essa verdade.

Tradução e revisão da Coordenação de Publicação
Conselho Central do Brasil
Fonte: http://www.sathyasai.org/discour/2009/d090101.html
Organização Sri Sathya Sai do Brasil
www.sathyasai.org.br

Nenhum comentário: