terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

O Vento Solar está no seu valor mais baixo dos últimos 50 anos

O Vento Solar está no seu valor mais baixo dos últimos 50 anos
Publicado em Novembro 6, 2008 por Clavis Prophetarum
Segundo dados recentemente recolhidos, a atividade do Vento Solar é atualmente a mais baixa dos últimos cinquenta anos. Os dados foram recolhidos pela sonda Ulysses das agências espaciais europeia ESA e da norte-americana NASA. Esta redução tão significativa do Vento Solar pode revelar-se como extremamente importante para a Terra… Desde logo porque está a implicar uma diminuição da Helioesfera e logo, da proteção das defesas naturais da Terra contra a radiação cósmica de alta energia… A mesma que poderá ameaçar seriamente qualquer missão que o Homem envie para o Sistema Solar exterior e que irá ameaçar a saúde dos astronautas que um dia enviaremos a Marte.
A sonda foi lançada em 1990 pelo vaivém espacial Discovery mas aproxima-se rapidamente do fim da sua vida, já que o reator nuclear de plutónio ficará exausto nos próximos meses. Embora tenha apenas uma fracção da potencia anterior, a sonda ainda conseguiu identificar este abrandamento. Não há ainda provas diretas da redução da esfera de influência da Helioesfera, mas com a redução da sua pressão do vento solar todos os modelos teóricos deduzem que a heliosfera vai também diminuir de extensão e força. A redução verificada foi da ordem dos 20%, em relação aos primeiros números, recolhidos pela sonda em 1994, o que indica que esta redução está a acontecer de forma acelerada nos últimos anos. É provável que exista uma relação de causalidade entre este fenómeno e o mínimo de atividade solar registado também nos últimos meses, o qual, também ele é uma anomalia em relação aos dados conhecidos.
Em suma, os dados recolhidos pela Ulysses, para além de servirem para provar a utilidade prática destas sondas demonstram que se o Aquecimento Global não está ainda a provocar as consequências dramáticas e radicais que poderia se o nosso Sol se encontrasse num ciclo normal de atividade. Indica também que logo que a presente fase baixa do ciclo solar terminar, irão aumentar os problemas com satélites (avarias e interferências) e sistemas de comunicação terrestres.
Fontes:
http://www.universetoday.com/2008/09/25/solar-systems-protective-sh...
http://pt.wikipedia.org/wiki/Vento_solar
http://ulysses.jpl.nasa.gov/

Arquivado em: Ciência e Tecnologia, SpaceNewsPt

Nenhum comentário: