quinta-feira, 5 de junho de 2008

PRECE PELA FRATERNIDADE

PRECE PELA FRATERNIDADE

Senhor... mais um dia amanheceu em minha existência pelo qual eu agradeço, rogando para ele a sua bênção e a sua Luz...
Neste dia enfrentarei múltiplas situações, nas quais estarei em contato com irmãos de procedência distinta e cultura diversa, e nem sempre estaremos sintonizados na mesma forma de sentir e pensar...
Meus olhos fitarão companheiros dos mais variados aspectos físicos e degraus sociais, obrigando-me a tomar toda uma série de atitudes para comunicar-me satisfatóriamente com eles, ensejando a que o imperativo da fraternidade
educada prevaleça acima de quaisquer parâmetros.
Por isso rogo, Pai, segura minha boca, estanca meu passo, fecha-me os olhos e encobre meus ouvidos se meu coração pulsar contrariamente à Tua Lei de Amor que ordena nos amemos e nos auxiliemos uns aos outros, indiferentemente de raça, cor, credo ou procedência.
Adverte-me no imo da consciência, Senhor, se eu me portar de maneira indigna para com meu semelhante, e chama-me a atenção para as falhas que eu ainda carrego comigo e as quais eu devo corrigir, antes de corrigir os outros...
Mostre-me com a força de Teu Amor a forma de como devo tratar o meu próximo, para que um dia, quando houveres por bem me provar, eu saiba testemunhar do que aprendi de Ti, no terreno da Fraternidade!
Ajuda-me a dosar serenidade, compreensão, sabedoria, paciência, tolerância e compaixão na medida certa, para que aquele que se aproximar de mim saiba, mesmo que eu nada diga ou nada faça, que acima de qualquer diferença ou dificuldade, eu sou o seu irmão!...

Assim seja!

André Luiz, IDEAL André, 2002*

************************************

BREVE ESTUDO SOBRE O TEMA

"Porque se amarem os que lhes amam, que recompensa tem? não fazem os publicanos também o mesmo? E se saudarem somente os seus irmãos, que fazem de mais? não fazem os gentios também o mesmo?
(Mateus 5, vs. 43-48)

Amar ao próximo como a si mesmo: fazer para os outros o que queríamos que os outros fizessem por nós" é a mais completa expressão de caridade, porque resume todos os deveres para com o próximo. Não se pode ter guia mais seguro, a esse respeito, que tomando por medida, do que se deve fazer para os outros, o que se deseja para si. Com qual direito se exigira dos semelhantes mais de bons procedimentos, de indulgência, de benevolência e de devotamento do que se os tem para com eles? A prática dessas máximas tende à destruição do egoísmo; quando os homens as tomarem por normas de sua conduta e por base de suas instituições, compreenderão a verdadeira fraternidade e farão reinar, entre eles, a paz e a justiça; não haverá mais nem ódios nem dissensões, mas união, concórdia e benevolência mútua.
(O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO, Cap. XI, ítem 4)

************************************

MENSAGEM DE ANDRÉ LUIZ

CONVIVÊNCIA

A vida vem de Deus, a convivência vem de nós.
Aqueles companheiros que nos partilham a experiência do cotidiano são os melhores que a Divina Sabedoria nos concede, a favor de nós mesmos.
Se você encontra uma pessoa difícil em sua intimidade, essa é a criatura exata que as leis da reencarnação lhe trazem ao trabalho de burilamento próprio.
As pessoas que nos compreendem são bênçãos que nos alimentam o ânimo de trabalhar, entretanto, aquelas outras que ainda não nos entendem são testes que a vida igualmente nos ofe-rece, a fim de que aprendamos a compreender.
Recordemos: nos campos da convivência é preciso saber suportar os outros para que se-jamos suportados.
Se alguém surge como sendo um enigma em seu caminho, isso quer dizer que você é igualmente um enigma para esse alguém.
Nunca diga que a amizade não existe; qual nos acontece, cada amigo nosso tem as sua limitações e se algo conseguimos fazer em auxílio do próximo, nem sempre logramos fazer o má-ximo, de vez que somente Deus consegue tudo em todos.
Se você acredita que franqueza rude pode ajudar a alguém, observe o que ocorre com a planta a que você atire água fervente.
Abençoemos se quisermos ser abençoados.

Respostas da Vida, 16

************************************

* Reprodução parcial ou total somente com a autorização expressa do Instituto
de Divulgação Espírita André Luiz -
IDEAL André.










http://www.institutoandreluiz.org/

Nenhum comentário: